data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
O Serviço Social da Indústria (Sesi) confirmou oficialmente, nesta quarta, que serão retomadas as aulas na escola que funciona junto à sede da entidade, em Santa Maria. A partir de dia 27 de fevereiro, estudantes e funcionários retomam às atividades escolares. Em dezembro do último ano, dois alunos que estudavam na instituição morreram após contraírem bactérias no chamado "surto de infecção intestinal".
A entidade diz que vai tomar as medidas necessárias para prevenção, especialmente a limpeza do prédio da escola. Contudo, como não há nenhum indício oficial de que o surto tenha relação com o colégio, o Sesi diz que o trabalho não se trata de uma desinfecção.
- Além da limpeza, pintura e outras ações que fizemos todos os anos para melhor receber os alunos, faremos uma limpeza terminal, uma limpeza extra. Tudo com validação da Vigilância Sanitária de Santa Maria - disse Juliano Colombo, superintendente regional no Serviço Social da Indústria (Sesi).
De acordo com os exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) e pelo Laboratório de Referência Nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas bactérias causaram a morte de Antônia Pradie Borchardt, 4 anos, e Murilo Brasil Brum, 5 anos. Entretanto, ainda não se sabe a origem dessas bactérias.
No menino, o agente bacteriano identificado foi a Escherichia coli. Já a segunda bactéria identificada, presente nos exame da menina, foi a Campylobacter jejuni. Segundo os médicos, essas bactérias teriam desencadeado o quadro infeccioso nas crianças.